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Autonomia na idade pré-escolar

O desenvolvimento da autonomia da criança implica que da parte da família haja uma procura de equilíbrio continuada das exigências. É importante perceber que a independência que se dá á criança deve ser adaptada ao que ela própria consegue gerir, numa relação de segurança: demasiada autonomia contraria as necessidades de apoio da criança nesta idade e autonomia a menos restringe o desenvolvimento da criança.

Proporcionar às crianças oportunidades para desenvolverem a sua autonomia, é proporcionar uma educação que se prolonga por toda a vida, fundamental para a construção da sua independência. Permitirá que a criança seja mais proativa e permite-lhe desenvolver um comportamento de antecipação e de responsabilização pelas suas escolhas, aumenta a sua independência emocional, estimula a capacidade de resolução de problemas e incentiva a construção de um pensamento crítico.

Para promover a autonomia da criança em idade pré-escolar, pode começar por definir algumas tarefas e atividades na rotina familiar, tais como:

  • implicar a criança na arrumação de brinquedos e/ou livros;
  • tirar a roupa e colocá-la no cesto;
  • escovar os dentes com supervisão;
  • comer com talheres;
  • calçar-se;
  • participar na escolha da roupa;
  • vestir-se;
  • preparar a lancheira e a mochila;
  • tomar banho com supervisão;
  • ajudar a alimentar os animais de estimação;
  • ajudar a arrumar a cama;
  • regar as plantas;
  • ajudar a guardar os alimentos;
  • pôr e levantar a mesa do jantar.

 

Pode ainda proporcionar outros momentos que promovam o desenvolvimento da autonomia, tais como:

  • deixar a criança poder escolher o que quer ler nos momentos de leitura;
  • conversar sobre os sentimentos para que a criança consiga distinguir os diferentes sentimentos e emoções para maior autonomia emocional;
  • envolver progressivamente a criança no ambiente familiar, como por exemplo em algumas tarefas domésticas que já referimos;
  • utilizar as tecnologias para promover momentos didáticos;
  • permitir que a criança erre, errar faz parte da aprendizagem.

Incentivar e desenvolver a autonomia não é permitir que a criança faça o que quiser, quando e como quiser. É conhecer as suas necessidades, orientá-la nas suas escolhas, transmitir-lhe segurança e aceitação, desafiar e expressar emoções, para que a criança cresça saudável e curiosa sem medo de explorar o mundo que a rodeia.

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