Autonomia na idade pré-escolar
O desenvolvimento da autonomia da criança implica que da parte da família haja uma procura de equilíbrio continuada das exigências. É importante perceber que a independência que se dá á criança deve ser adaptada ao que ela própria consegue gerir, numa relação de segurança: demasiada autonomia contraria as necessidades de apoio da criança nesta idade e autonomia a menos restringe o desenvolvimento da criança.
Proporcionar às crianças oportunidades para desenvolverem a sua autonomia, é proporcionar uma educação que se prolonga por toda a vida, fundamental para a construção da sua independência. Permitirá que a criança seja mais proativa e permite-lhe desenvolver um comportamento de antecipação e de responsabilização pelas suas escolhas, aumenta a sua independência emocional, estimula a capacidade de resolução de problemas e incentiva a construção de um pensamento crítico.
Para promover a autonomia da criança em idade pré-escolar, pode começar por definir algumas tarefas e atividades na rotina familiar, tais como:
- implicar a criança na arrumação de brinquedos e/ou livros;
- tirar a roupa e colocá-la no cesto;
- escovar os dentes com supervisão;
- comer com talheres;
- calçar-se;
- participar na escolha da roupa;
- vestir-se;
- preparar a lancheira e a mochila;
- tomar banho com supervisão;
- ajudar a alimentar os animais de estimação;
- ajudar a arrumar a cama;
- regar as plantas;
- ajudar a guardar os alimentos;
- pôr e levantar a mesa do jantar.
Pode ainda proporcionar outros momentos que promovam o desenvolvimento da autonomia, tais como:
- deixar a criança poder escolher o que quer ler nos momentos de leitura;
- conversar sobre os sentimentos para que a criança consiga distinguir os diferentes sentimentos e emoções para maior autonomia emocional;
- envolver progressivamente a criança no ambiente familiar, como por exemplo em algumas tarefas domésticas que já referimos;
- utilizar as tecnologias para promover momentos didáticos;
- permitir que a criança erre, errar faz parte da aprendizagem.
Incentivar e desenvolver a autonomia não é permitir que a criança faça o que quiser, quando e como quiser. É conhecer as suas necessidades, orientá-la nas suas escolhas, transmitir-lhe segurança e aceitação, desafiar e expressar emoções, para que a criança cresça saudável e curiosa sem medo de explorar o mundo que a rodeia.