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Bússola no Luxemburgo
- Novembro 17, 2021
- Publicado por: Teste Teste
- Categoria: Bússola
A C.P.F. , através do bússola – gabinete de apoio à comunidade LGBTQIA+, está representada no seminário internacional Strengthen young people to solve their conflicts without violence Peer mediation as an example of good practice, de 15 a 18 de novembro, na cidade do Luxemburgo
Após a receção no dia 15 e de algumas dinâmicas para as pessoas se apresentarem, foi durante o dia de hoje, dia 16, que verdadeiramente se iniciaram os trabalhos do seminário.
O dia iniciou com uma dinâmica de partilha da “bagagem” que cada pessoa trouxe para o seminário a respeito do conflito, violência e projetos desenvolvidos nestas áreas. Para além de ter sido uma dinâmica que permitiu conhecer melhor algumas pessoas e as suas áreas profissionais, também permitiu refletir os conceitos de conflito e violência. Em termos de conclusão, um confito pode levar a resultados negativos (como p. ex. situações de violência) mas pode ser também uma oportunidade para a mudança, sendo a este nível que se pode intervir e prevenir consequências graves. É através do conflito que se podem trabalhar competências pessoais e sociais e criar novas ideias para a resolução dos mesmos.
De seguida o grupo foi convidado a separar-se em pequenos grupos e partilhar o estado atual dos vários países a respeito de programas de intervenção e legislação a respeito da prevenção da violência. Foi importante perceber que em Portugal existem programas de intervenção, linhas de financiamento e legislação que nos permite estar bem preparados para combater este fenómeno. Contudo, ao comparar com outros países, verificamos que as estratégias aplicadas no terreno necessitam de uma maior amplitude na sua aplicação. Se por um lado estamos bem posicionados em relação a grande parte dos países, por outro ainda temos muito trabalho para nos equipararmos ao que já é feito por exemplo na Finlândia ou Países Baixos (nestes casos com programas financiados pelo Governo, a longo prazo e em todo o território). Nesta dinâmica apresentou-se algum trabalho que já foi feito na C.P.F. , como por exemplo o projeto “Cinema de Bairro” (realização de uma curta metragem com jovens acerca da vida num bairro social) e os Grupos de Teatro do Oprimido, enquanto boas práticas de intervenção na prevenção da violência.
A equipa do VERSO-Program e Finnish Forum for Mediation apresentou o seu projeto Effective ways to help youth in their struggle against violence: Peer mediation in Finnish schools enquanto boa prática na Finlândia. Este projeto está amplamente disseminado por todo o país e é financiado pelo Governo. Os seus bons resultados provam que a mediação entre pares é uma metodologia eficaz na prevenção da violência. Atualmente já trabalham com esta metodologia desde o pré-escolar e estão a começar a utilizá-la em outros contextos do quotidiano. Aqui surgiram ideias para um projeto que pode ser aplicado na C.P.F. , como projeto piloto, nas salas dos 4 e 5 anos para prevenção de comportamentos violentos desde as idades mais precoces.
O início da tarde começou com a partilha de três boas práticas: ) Peer Mediation in Luxembourg and transition into new project S-team (Luxemburgo) “Kompaslesen” Project (Países Baixos) e 3) Prevenção de bullying contra jovens LGBTQIA+ em escolas, exemplo do Teatro Imagem (Portugal – C.P.F. , bússola). Para além de ter sido um momento de partilha de três práticas, foi igualmente um momento para reforçar a importância da prevenção. Embora sejam três projetos diferentes, a acontecer em três países diferentes, encontramos pontos em comum e outros que, sendo diferentes, podem ser replicados (como por exemplo aplicar a mediação entre pares desde idades precoces, como já foi referido). Em relação ao projeto apresentado por nós, o mesmo suscitou muito interesse, desde a forma como se abordam os temas da orientação sexual nas escolas até à aplicabilidade da metodologia do Teatro-Imagem como ferramenta que permite a aprendizagem ativa e o envolvimento dos/as jovens na resolução de problemas relacionados com o bullying. O feedback foi bastante interessante, com manifestações de interesse em futuras parcerias para desenvolver projetos em conjunto.
O programa do dia terminou com mais uma atividade em pequenos grupos, para refletir e debater casos diferentes relativamente a conflitos. Nesta dinâmica os grupos foram convidados a utilizar a metodologia “What if… Design Thinking” , de forma a clarificar o problema e possíveis soluções para o mesmo.