Festa do Agricultor
A Festa do Agricultor da Casa do Povo de Fermentões, regressou após dois anos de interregno, devido à pandemia.
O presidente da instituição, Alberto Torres, fez as honras de iniciar a festa com um discurso, onde salientou que “A Casa do Povo de Fermentões, é a casa de todos!” e agradeceu a presença de todos os presentes e especialmente a toda a comissão de festas e voluntários. Após o discurso, os Cantares ao Desafio subiram a palco e entretiveram a plateia com os seus cantares.
O Desfile do Gado deu início ao sábado da Festa do Agricultor, seguindo-se o Concurso Pecuário, no campo, junto ao edifício da instituição.
Na mesma hora teve lugar um verde de honra, nas instalações do Museu de Agricultura de Fermentões, que contou com a presença do presidente Alberto Torres e sua direção, o Presidente da Câmara municipal, Dr. Domingos Bragança e seus vereadores Dra. Sofia Ferreira e Dr. Paulo Silva. O presidente António Vilela representou o executivo da Junta. O Padre Miguel marcou presença em representação da paróquia de Fermentões, bem como mais um conjunto de ilustres convidados da freguesia.
De seguida realizou-se a tradicional Benção do Gado, celebrada pelo Sr. Padre Jorge Rodrigues, terminando a visita no Atelier da Olaria da D. Maria Fernanda Braga.
Já da parte da tarde, procedeu-se à entrega de prémios seguindo-se de um dos eventos mais esperados da festa, a Garraiada. Com uma vasta plateia em volta da arena onde bravos homens desafiaram os touros.
À noite, o largo encheu-se para receber o XLIII Festival de Folclore de Fermentões, onde, para além do grupo da casa, o Grupo Folclórico de Fermentões, estiveram presentes os grupos:
- Rancho Folclórico Cultural e Etnográfico da Casa do Povo de S. Pedro De Alva – Coimbra – Beira Litoral – Gândara Bairrada e Mondego
- Rancho Paroquial de Guifões – Matosinhos – Douro Litoral – Norte
- Rancho Folclórico do CSRD Silvares – Guimarães – Baixo Minho, Ave
Presenciou-se a um espetáculo de riqueza cultural ímpar que já se tornou uma porta-estandarte de toda uma região.
No domingo dia 4, como já é tradição, o Cortejo Etnográfico da Festa do Agricultor alinhou-se na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, onde iniciou o percurso pela estrada nacional até Fermentões. O cortejo contava com cerca de 20 carros puxados a trator ou com a força do gado, que recriaram o ciclo do milho e do centeio, desde o campo até à cozinha, da forma mais real possível. Para além disso, contou com cerca de 150 figurantes e 60 pessoas na equipa de organização do cortejo.
A Festa do Agricultor da Casa do Povo de Fermentões é reconhecidamente um dos maiores eventos culturais do concelho de Guimarães, que atrai milhares de visitantes, demonstrando as tradições de toda uma comunidade, com fortes raízes na agricultura; e este fim de semana foi uma vez mais prova disso.