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No final do ano letivo anterior, a C.P.F. iniciou um modelo que adotou como boa prática de promoção para uma transição suave para o 1º Ciclo do Ensino Básico. No corrente ano letivo aperfeiçoamos esse modelo, tonando-o mais robusto com mais instrumentos e momentos de avaliação.
Voltámos a utilizar uma bateria de provas de despiste para o pré-escolar para inventariar competências adquiridas ou emergentes das crianças da sala dos 5 anos. Esta avaliação permitiu obter um perfil de competências de cada criança, com as áreas fortes e as áreas que necessitam de intervenção para uma melhor preparação para a transição escolar. Os resultados desta avaliação foram partilhados com a Educadora responsável, de forma a refletir as áreas fortes de cada criança e as áreas que necessitam de maior intervenção. Seguem-se reuniões com as famílias de forma a torná-las também agentes ativos na promoção de competências para facilitar a transição para o 1º Ciclo. Passados 6 meses será aplicada novamente a bateria de provas de despiste, de forma a termos noção de quais as áreas que evoluíram e quais as áreas que ainda necessitarão de maior intervenção.
Na fase seguinte, nas salas do Pré-Escolar, será aplicado um modelo de observação e avaliação que permitirá delinear uma intervenção em cada uma das salas, tendo em vista a promoção de mais qualidade no ambiente do contexto educativo. Num trabalho concertado entre vários profissionais, serão fornecidas orientações e reflexões que ajudem ao desenvolvimento das crianças nas várias áreas do seu desenvolvimento. A C.P.F. aposta assim num modelo inovador de promoção do desenvolvimento saudável das crianças da valência do Pré-Escolar. A expectativa é a de que nos anos seguintes este modelo continue a ser aplicado e alargado às idades mais precoces.