A nossa instituição
A Casa do Povo de Fermentões é uma pessoa coletiva de utilidade pública de base associativa que se localiza na freguesia de Fermentões, Guimarães.
A sua criação, por Alvará do Senhor Secretário de Estado da Segurança Social, assinado em 29 de janeiro de 1977, resultou da vontade de alguns cidadãos comuns, que desejavam promover o desenvolvimento local da Freguesia, tendo por base toda uma história de atividades anteriormente desenvolvidas pelo Grupo de Teatro Gil Vicente, pelo Centro Católico de Cultura e pelo Centro Cultural e Recreativo de Fermentões.
É reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) em 2001. A nossa Organização propõe-se desde a sua fundação até à data, a atuar em áreas essenciais para a vivência e desenvolvimento da Comunidade Local, para uma população-alvo diversificada que atravessa todas as idades: desde crianças dos 4 meses de idade a idosos sem limite de idade, mas, como qualquer agente de desenvolvimento consciente, não pretende desligar-se da realidade.
Assim, todas as suas ações resultam da interpretação e equação das necessidades e aspirações comuns recolhidas pelas propostas e sugestões apresentadas por sócios e clientes/utentes, bem como pela comunidade geral. Neste sentido, a finalidade da CPF definida nos seus estatutos é desenvolver atividades de carácter social, cultural, desportivo, recreativo ou outras, com a participação dos interessados e em cooperação com os Organismos Públicos; e são os seus objetivos gerais: Promover o desenvolvimento económico-social e o bem-estar da comunidade local; Contribuir para o bem-estar das famílias; Apoiar as famílias na educação das crianças; Ocupar o tempo livre dos/as Jovens, evitando potenciais situações de risco; Apoiar as pessoas na terceira idade; Promover a intergeracionalidade; Promover atividades nas áreas: social, cultural, moral, profissional e valorização física; Apoiar outras Associações.
O nosso serviço de ação social:
– SAASI – Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado;
– PO APMC – Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas.
Os nossos serviços de educação:
– Creche – bebés dos 4 meses aos 2 anos;
– Pré-escolar – dos 3 aos 5 anos de idade escolar;
– CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) – dos 6 aos 15 anos.
Os nossos serviços destinados ao público sénior:
– Centro de dia;
– Centro de convívio;
– SAD (Serviço de Apoio Domiciliário).
O nosso serviço de apoio domiciliário destina-se a reformados ou adultos não reformados, mas em situação de dependência.
As nossas valências desportivas:
– Andebol.
Os nossos serviços culturais e recreativos:
– Museu de Agricultura;
– Grupo Folclórico;
– Olaria.
Gabinete de inclusão e apoio à comunidade LGBTQIA+:
Objetivos do nosso espaço:
– Promover a saúde, a inclusão e o bem-estar das populações LGBTI+ e dos/as seus/suas familiares,
– Intervir para promover a inclusão das populações LGBTI+,
– Combater as múltiplas formas de discriminação;
– Promover os direitos humanos
Serviços:
– Espaço de atendimento psicossocial;
– Formação de públicos de diversas áreas;
– Promoção de workshops e ações de sensibilização;
– Consultas de Psicologia, online e presenciais, gratuitas.
Contacto:
Funcionamento de segunda à sexta.
__
bussola@somoscpf.pt
915 986 853
Missão
A C.P.F, através das suas valências, constitui-se como uma verdadeira retaguarda no apoio à comunidade em geral, nas vertentes social, cultural, recreativa e desportiva.
Visão
A C.P.F será reconhecida com uma organização de excelência nas suas diversas valências sociais, culturais, recreativas e desportivas.
Valores
Para com os seus sócios e ou clientes
- Protagonismo ao socio/cliente porque é ele a razão da nossa existência;
- Respeito pela dignidade humana, através da aplicação de regras de conduta adequadas ao respeito pelo direito à diferença;
- Relacionamento colaborador/sócio pautado pela correção, respeito, amabilidade e cordialidade;
- Interação com as famílias, sobretudo em situações de condição de grande vulnerabilidade dos sócios.
Para com os seus colaboradores
- Os seus recursos humanos são o principal capital da instituição;
- Elevado desempenho orientado por padrões de profissionalismo, responsabilidade, solidariedade, ética no desempenho de cada função;
- Orgulho pela importância de todos como equipa e pelo que cada colaborador representa em particular no desempenho coletivo da instituição.
A nível organizacional
- Pretendemos ser uma instituição com uma Visão Global do utente, para responder de forma eficaz às suas necessidades intrínsecas e numa perspetiva de melhorarmos continuamente a prestação dos nossos serviços;
- Descentralização da responsabilidade, aproximando os centros de decisão dos locais de execução, com vista a uma maior eficácia no planeamento e na ação;
- A C.P.F pretende ser uma instituição dotada de um sistema integrado de informação, melhorando a comunicação para uma mais rápida e mais eficaz tomada de decisões.
A nível formativo
- A C.P.F pretende participar no processo formativo em todas as áreas da sua intervenção social;
- Investimento na formação continuada aos seus colaboradores, com o objetivo de os manter atualizados, com elevados níveis de qualidade, numa perspetiva de os tornar mais aptos no seu desempenho profissional e lhes permitir uma melhoria contínua.
A nível geográfico
- Ao longo do tempo a C.P.F adquiriu uma responsabilidade social na região em que se insere, pelo que a visão global do local, de forma a responder às suas necessidades de desenvolvimento se torna essencial;
- A C.P.F pretende constituir-se como entidade parceira no relacionamento com as instituições da freguesia/região, sempre com o objetivo de levar mais longe o seu abraço social.