O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Fermentões surgiu a 23 de junho de 1973.
Desde essa data até então, tendo dado a conhecer de Norte a Sul de Portugal e além-fronteiras, os usos, os costumes e as tradições das gentes de Fermentões.
Fermentões é uma localidade situada a 3 km da cidade de Guimarães, terra de grandes tradições culturais e religiosas, marcada ainda por uma forte componente agrícola.
Chulas, Malhões e Viras são as danças típicas da região que este Grupo Folclórico representa, a região do Baixo – Minho. Os seus trajes, representativos do século XIX, são considerados os mais puros e genuínos da sua região: o traje de romaria ou da ribeira, de noivos, de romaria, de luxo, ir à missa, o traje de campo e de feira.
Em 1977, foi concretizada a integração deste grupo na Federação do Folclore Português.
Este grupo tem tido várias atuações em vários festivais nacionais e internacionais, e em inúmeras festas e romarias que se realizam de norte a sul do país e também no estrangeiro, nomeadamente, Espanha, França, Bélgica e Brasil.
Organiza o seu festival de folclore sempre integrado na Festa do Agricultor, uma das maiores festas etnográficas do norte do país.