Este novo projeto contempla um gabinete de apoio à comunidade LGBTQIA+ e seus/suas familiares. Com sede nas instalações da C.P.F, o projeto pretende também dinamizar várias ações de informação e sensibilização no concelho de Guimarães e em outros concelhos limítrofes com vontade de desenvolver projetos nesta área.
Trata-se de um serviço especializado para a população lésbica, gay, bissexual, trans ou intersexo (LGBTI) e respetivas famílias, que dará apoio informativo, encaminhamento para outras entidades, trabalho colaborativo e apoio em situações mais específicas tais como de violência familiar, violência no namoro, bullying na escola, através de um atendimento com profissional qualificado.
Consultoria técnica a instituições: a entidades que recebam pedidos de apoio que se relacionem com as questões da orientação sexual e identidade ou expressão de género. Esta resposta apresentar-se-á como um recurso de apoio a profissionais na área da saúde mental e/ou ação social, tendo como objetivo a promoção da qualidade dos serviços prestados à população lésbica, gay, bissexual ou transgénero e correspondente adequação das práticas das entidades na área da juventude e família.
Workshops e ações de sensibilização sobre igualdade de género, orientação sexual e identidade ou expressão de género: para entidades cujo seu objeto de intervenção passe, direta ou indiretamente, por considerar estas temáticas.
Numa primeira fase, o gabinete estará a atender todas as quartas-feiras, das 14H00 as 19H00, mas os/as interessados/as poderão obter mais informações através das redes sociais da CPF (@somoscpf), ou por email: bussola@somoscpf.pt