Notícias

VISITA DA PRESIDENTE DA CIG

No passado dia 02 de maio, a Senhora Presidente da CIG (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género), Dra. Sandra Ribeiro, acompanhada pela Dra. Natividade Coelho e  Dr. Miguel Oliveira, representante da Camara Municipal de Guimarães, visitaram as instalações da Casa do Povo de Fermentões (CPF), após o convite feito por esta instituição no âmbito do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Bússola (gabinete de apoio à população LGBTIQIA+) e na sequência das Jornadas PN Equality by Bússola. Estas jornadas surgiram do trabalho conjunto entre a CPF e a Associação Porta Nova e decorreram na Escola de Medicina da Universidade do Minho, durante cinco sessões, nas quais se debateram desafios e problemas no acesso de pessoas LGBTQIA+ aos serviços de saúde assim como propostas de melhoria. Para que tal fosse possível, estiveram presentes várias pessoas convidadas com experiência na área: Jo Rodrigues (pessoa médica que integra a Associação Anémona), Alexa Santos (Assistente Social do Clube Safo), Miguel Saraiva (Médico Endocrinologista), Manuela Ferreira (Presidente AMPLOS) e Andreo Gustavo (Projeto Transparente).

A visita à CPF iniciou-se no salão nobre com a apresentação dos responsáveis por cada uma das valências, seguindo-se a visita na seguinte ordem: Museu de Agricultura de Fermentões, gabinete Bússola, gabinete de RSI, pavilhão desportivo, CATL, Berço do Saber, Centro de dia, Creche e Pré-escolar.

A visita visou dar a conhecer o trabalho e atividades que a instituição tem vindo a desenvolver com particular enfoque no tema do projeto educativo deste ano: respeitar as diferenças.

A visita terminou com um coffee break onde a direção apresentou projetos que estão a ser desenvolvidos pela instituição.

 

No fim da visita, os membros da direção da CPF, a Dra. Sandra Ribeiro e Dra. Natividade Coelho seguiram para a última sessão das jornadas PN Equality by Bússola que apresentou um painel composto por, Professor Pedro Morgado (Escola de Medicina da Universidade do Minho), Dra. Sandra Ribeiro (Presidente da CIG), Carlos Oliveira (Psicólogo na CPF e responsável pelo bússola), Maria Joao Campos (Psicóloga voluntária no bússola), Célia Araújo (Presidente da Associação Porta Nova) e o Dr. João Medeiro (em representação do Município de Braga).  Esta última sessão permitiu abordar alguns temas que foram abordados nas outras sessões, numa mesa redonda moderada pelo Professor Pedro Morgado. Concluiu-se que em Portugal assistimos a muitos progressos, contudo ainda existe um caminho a percorrer sobretudo no que respeita à capacitação de profissionais de várias áreas (saúde, educação, ação social e direito). Foi unânime que estas jornadas, pioneiras em Portugal, representam uma boa prática, deixando antever a realização de uma nova edição no próximo ano letivo.

O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua navegação e a experiência de utilização dos nossos serviços e ferramentas. Para mais informações poderá consultar a nossa Política de Privacidade.